quarta-feira, 14 de maio de 2008

Brasil emite menos gás carbônico que a média mundial

Estadão Online de 09.05.2008

Resumo
Segundo dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal responsável pelo planejamento do setor energético do país, o Brasil está em situação confortável em termos de emissão de gases de efeito estufa, devido á grande parcela de geração de energia renovável. O Brasil emitiu o equivalente a 1,84 tonelada de gás carbônico (CO2) por habitante em 2007 enquanto que os EUA emitiram 19,61 toneladas por habitante no mesmo período. O dióxido de carbono é o principal gás responsável pelo aquecimento global. A vantagem brasileira é que o
país pode aumentar a oferta de energia renovável, principalmente hidrelétrica e de biomassa.
Existem vários parâmetros para comparar a emissão de gases poluentes. Se levarmos em conta quantidade de riquezas geradas, a situação do Brasil é menos favorável em relação ao Japão, por exemplo. Já os EUA são os maiores poluidores mundiais, porém considerando as riquezas geradas, a situação americana se torna mais confortável.

Análise Crítica
A reportagem é esclarecedora quanto ao fato do Brasil emitir menos gás carbônico que a média mundial devido ao fato de possuir oferta de energia renovável, principalmente hidrelétrica e de biomassa. A vantagem é que esta energia renovável não sacrificam o consumidor. Nesta perspectiva fica claro a importância da preservação do meio ambiente juntamente com crescimento econômico equilibrado.
O tema é de grande importância, tendo em vista que a relação equilibrada entre o econômico, o social e o meio ambiente não tem sido uma discussão fácil. Atualmente não podemos pensar a curto prazo ao se tratar de assunto ligados á preservação do planeta, pois sabemos que os recursos da terra não são inesgotáveis.