segunda-feira, 24 de março de 2008

Campo Neutro


Autora: Fátima Sá
Revista O Globo - 02 de março de 2008

"Plantar árvores para compensar as emissões de Carbono virou mania. Consciência ecológica ou Marketing?"

Resumo
Atualmente empresas dos mais diversos setores e tamanhos e até mesmo cidadãos comuns tentam limpar a barra com o meio ambiente. E a mais nova solução para compensar as emissões de carbono é o plantio de árvores. Parece simples, mas não é. Por se tratar de uma atividade voluntária, não há fiscalização, também não há regras para saber quantas árvores devem ser plantadas, não há acompanhamento a respeito do plantio e crescimento dessas mudas.
Nos últimos anos, várias consultoras passaram a se dedicar a fazer este inventário, até mesmo na internet, vários sites calculam a emissão de poluentes. O problema é que os números diferem bastante entre eles. Isso ocorre porque fatores como tipo de energia ou combustível por exemplo não são levados em consideração.
Segundo especialistas, a tendência é que o mercado aprenda com os próprios erros. Hoje existem empresas que desenvolvem projetos de energia não-poluentes e neutralização das emissões de carbono e já existem procedimentos para orientar o setor.

Análise crítica
A industrialização e o aumento populacional contribuiram para aumentar sensivelmente os níveis de poluição em todo o planeta. O desmatamento indiscriminado, a emissão de poluentes no ar e nas águas fizeram com que o planeta Terra sofresse conseqüências inesperadas. Com isso o ser humano viu que os recursos renováveis da terra não eram infinitos, e que algo deveria ser feito para reverter os efeitos de tal situação.
Ser ecologicamente correto compensando a emissão de Carbono (CO2) na atmosfera passou a ser fonte de trabalho para empresas ligadas à preservação ambiental e ao reflorestamento.
Hoje os cidadãos que têm consciência ecológica preferem optar por produtos e empresas que fazem sua parte, não agredindo o meio ambiente e investindo recursos para restabelecer o que a empresa possa ter degradado.
A autora foi coerente com suas idéias e crítica com empresas que querem tirar proveito até mesmo de situações tão sérias, que afetam todo o planeta. A cada cidadão cabe fazer sua parte, reciclando, e economizando água, energia e estando sempre bem informado a respeito dessas atitudes ecologicamente corretas das empresas serem verdadeiras ou uma simples questão de marketing.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Responsabilidade Ambiental

Hoje é impossível não pensarmos nos impactos de quaisquer que sejam nossas ações, desde o simples jogar de lixo num lugar inapropriado, a opção por este ou aquele produto de empresas responsável ambiental ou não. Por isto que o paradigma da responsabilidade ambiental atua com força nunca antes vista, não se trata de pura ação de marketing e/ou publicidade, se trata do nível de preparação da cama onde mais tarde nós repousaremos. Ser responsável social não apenas é investir na seguridade de sua empresa, mas também investir na seguridade ocasional de crescimento dela. O ambiente é onde, invariavelmente, a organização fixa suas bases, não cuidar deste ambiente seria amedrontar o futuro da mesma.
Existem várias formas de contribuir com a conservação do meio ambiente, e não é privilégio das empresas esta incumbência, podemos desde contribuir com a reciclagem de resíduos que perdurariam por anos ou até mesmo séculos se jogados aleatoriamente por ai, a garantir o uso racional dos recursos naturais evitando a todo custo o desperdício e finalmente optar por produtos de empresas com selos verdes que intuam sua responsabilidade ambiental. Atualmente existe empresas que preocupam-se verdadeiramente com as causas da preservação, que fazem da responsabilidade ambiental parte de sua estratégia de desenvolvimento de produtos e processos. Como por exemplo, a Philipis que incentiva maciçamente a reciclagem dentro de suas dependências e investe cada vez mais em produtos de baixo impacto ambiental.
Outro bom exemplo que podemos citar é o da rede de abastecimento de combustíveis Ipiranga que recentemente lançou um cartão de neutralizações de carbono, segundo a Ipiranga o abastecimento pago com este cartão garante a neutralização das emissões de CO2 (gás carbônico) de seu veiculo com o plantio equivalente de árvores necessárias para a absorção do referido gás da atmosfera - o gás carbônico é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, fenômeno que contribui para o aquecimento global. A Mazda planta 5 árvores para cada carro Demio vendido no mundo desde de 1998, bancos como o HSBC compram créditos de carbono em face de investimento de neutralização de carbono. Empresas que não contribuem neste âmbito estão fadadas ao constrangimento publico e a desvalorização de sua imagem perante seus interessados.
Ser ambientalmente responsável gera percepção positiva como empresa cidadã, e contribui para o desenvolvimento sustentável, ganha em competitividade pelo reconhecimento de seus clientes e consumidores.
Qualquer produto, ou serviço pode ser ambientalmente responsável, basta que para tanto haja o interesse na ação do mesmo. Com estas atitudes o mundo e nossa sobrevivência terão garantia de continuidade.