segunda-feira, 24 de março de 2008

Campo Neutro


Autora: Fátima Sá
Revista O Globo - 02 de março de 2008

"Plantar árvores para compensar as emissões de Carbono virou mania. Consciência ecológica ou Marketing?"

Resumo
Atualmente empresas dos mais diversos setores e tamanhos e até mesmo cidadãos comuns tentam limpar a barra com o meio ambiente. E a mais nova solução para compensar as emissões de carbono é o plantio de árvores. Parece simples, mas não é. Por se tratar de uma atividade voluntária, não há fiscalização, também não há regras para saber quantas árvores devem ser plantadas, não há acompanhamento a respeito do plantio e crescimento dessas mudas.
Nos últimos anos, várias consultoras passaram a se dedicar a fazer este inventário, até mesmo na internet, vários sites calculam a emissão de poluentes. O problema é que os números diferem bastante entre eles. Isso ocorre porque fatores como tipo de energia ou combustível por exemplo não são levados em consideração.
Segundo especialistas, a tendência é que o mercado aprenda com os próprios erros. Hoje existem empresas que desenvolvem projetos de energia não-poluentes e neutralização das emissões de carbono e já existem procedimentos para orientar o setor.

Análise crítica
A industrialização e o aumento populacional contribuiram para aumentar sensivelmente os níveis de poluição em todo o planeta. O desmatamento indiscriminado, a emissão de poluentes no ar e nas águas fizeram com que o planeta Terra sofresse conseqüências inesperadas. Com isso o ser humano viu que os recursos renováveis da terra não eram infinitos, e que algo deveria ser feito para reverter os efeitos de tal situação.
Ser ecologicamente correto compensando a emissão de Carbono (CO2) na atmosfera passou a ser fonte de trabalho para empresas ligadas à preservação ambiental e ao reflorestamento.
Hoje os cidadãos que têm consciência ecológica preferem optar por produtos e empresas que fazem sua parte, não agredindo o meio ambiente e investindo recursos para restabelecer o que a empresa possa ter degradado.
A autora foi coerente com suas idéias e crítica com empresas que querem tirar proveito até mesmo de situações tão sérias, que afetam todo o planeta. A cada cidadão cabe fazer sua parte, reciclando, e economizando água, energia e estando sempre bem informado a respeito dessas atitudes ecologicamente corretas das empresas serem verdadeiras ou uma simples questão de marketing.

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