sábado, 5 de abril de 2008

Oceano de Plástico


Autores: Paula Neiva e Roberta de Abreu Lima
Revista Veja Edição 2050 de 05 de março de 2008

Resumo
Estudos realizados pelo Greenpeace relatam sobre a poluição dos oceanos produzida pelos seres humanos, mais especificamente sobre a poluição decorrente da elevada concentração de plástico nos mares. Os mais afetados por essa poluição são os pássaros e mamíferos marinhos que se alimentam desses resíduos julgando tratar-se de alimentos.
Vale ressaltar o caso do atol de Midway, próximo ao Havaí, onde, devido às correntes marinhas, é despejado diariamente o entulho plástico proveniente do Japão e da costa Oeste dos Estados Unidos. Isso faz com que todo ano, metade dos 500.000 albatrozes que lá nascem, seja morta devido à ingestão de plástico.
O problema maior não são os plásticos comuns, são os pellets, bolinhas quase invisíveis utilizadas como matéria prima pelas indústrias, que envenenam os cardumes que a ingerem.
Conclui-se que os oceanos estão sendo degenerados pela ação humana, restando apenas 4% de águas não poluídas em todo o mundo.

Análise crítica
A matéria é expositiva, ou seja, coloca os fatos para que o leitor tenha conhecimento dos mesmos. Nesse tipo de reportagem, a crítica fica implícita nos fatos expostos e na maneira em que são colocados. Supõe-se que matérias expositivas sejam imparciais mas, diante dos olhos do leitor mais atento até mesmo nesta espécie jornalística é possível detectar algum resquício de parcialidade.
Obviamente, visto que o conteúdo condena a degradação ambiental, não se espera que o agente poluidor tenha qualquer razão plausível para realizar tal ato evidentemente condenável. Porém, na matéria, empresas consideradas poluidoras, apesar de não terem seus nomes explicitados, são conhecidos do publico mais bem informado, e estas não tiveram espaço para colocar seus porquês. Isso, por si só, apesar de algo levemente subjetivo, pode ser considerado uma lacuna na reportagem devido ao fato de a outra parte envolvida não ter sido ouvida.
A matéria pode sim ser considerada conservadora. Isso porque não foi feita nenhuma grande denuncia, não foi citado o nome de nenhuma empresa e não reputou a algum empresário especifico.

Nenhum comentário: