segunda-feira, 28 de abril de 2008

A evolução da coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos urbanos no Brasil


Matéria publicada no site http://www.ambienteemfoco.com.br/
Abril/2008

Resumo
Com a coleta seletiva o que era lixo se transforma em matéria-prima, em novo insumo para indústria, sendo re-introduzido no ciclo produtivo. A coleta seletiva no Brasil tem sido mais intensa nos últimos 7 anos e tende a crescer com o envolvimento da população, tanto no processo de seleção do lixo em casa quanto na cobrança de ações pró-ativas por parte dos governantes. Os programas de maior êxito são os de parcerias entre prefeituras e cooperativas de catadores.
No Brasil, a reciclagem de lixo gira em torno de 12%, porém alguns materiais tais como latinhas de alumínio, papelão e plástico tipo PET apresentam índices equivalentes aos mais elevados do mundo. O interesse pela reciclagem de pneus também tem avançado, com investimentos na área para reaproveitamento da borracha para diversos fins. A reciclagem de eletroeletrônicos começa a avançar, dependendo ainda de incentivos do governo.

Análise Crítica

O artigo nos mostra que o Brasil está em uma posição melhor do que muitos de nós pensávamos em relação á reciclagem e á coleta seletiva de lixo. Além dos benefícios ambientais, destaca também a geração de empregos e renda para as camadas menos favorecidas, principalmente os catadores de materiais recicláveis.
Apesar de tratar o assunto de uma forma positiva, deixa claro que é preciso avançar mais, por uma melhoria contínua deste sistema. A população está cada vez mais consciente da necessidade de reaproveitamento, passando a cobrar dos órgãos competentes maior envolvimento com as causas sócio-ambientais.
Artigos como este é importante para tomarmos conhecimento do que está sendo feito neste campo tão vasto, e principalmente para termos consciência de que muito ainda pode ser feito, agindo e cobrando ações dos órgãos públicos.

Nenhum comentário: